terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como funciona o submarino?



Navegar em águas profundas e conhecer um mundo diferente,o misterio fundo do mar.saiba que tempos atrás muitos cientistas,inventores e até escritores-como o frãnces júlio verne,autor do conto piblicado nesta ediçoes-já sonharam com aventuras debaixo d'água.hoje,explorações desse tipo se tornaram possíveis graças ao submarino!
esse meio de tranporte subaquático é feito de metais superresistentes,como o aço,porque sua estrutura precisa suporta a grande pressão que existe no fundo dos oceanos.sua forma também é especial,muitos são inspiradosno corpo das baleias-já reparou como esses gigante marinhos entram e saem da água com facilidade?
dentro do submarino há comandos como rádio,radar e outros sistemas que fazem a navegação ter comunicação com a terra.em filmes e desenhos animados,podemos ver que os submarinos ora aparecem submersos,ora flutuando.e como fuciona isso?bem,para flutuar,a embarcação precisa se tornamenos densa do que a água;para afunda,mais densa.parece complicado,mas vejamos...
dentro do submarino existe tanques internos,com válvulas.quando se deseja afundar,os tanques se enchemde água e o ar de dentro delesfica comprimido.já para flutuar,esses tanques se enchem com o ar comprimindo,que expulsa a água,fazendo com que o submarino fiquemenos denso do que ela.
o controle desse "boia e a funda"é feito por um comando que regula o ar dentro do submarino,ora comprimindo-o para deixar entrar a água,ora deixando-o ocuparos tanques,tirando a água do seu interior.
em poucas palavras,o funcionamento básico do submarino depende do controle da sua den-si-da-de!não se esqueça!


Felipe damásio,
Instituto federal de educação,
ciẽncia e tecnologia de Santa catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário