terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como funciona a impressora



A professora deu a sentença: "A redação é para amanhã e desta vez, deve ser entregue digitada." Para quem sabe organizar bem as idéias, e tem um computador e uma impressora em casa, a tarefa se torna fácil. Tão logo termina de escrever, dá um comando e pronto: a obra sai impressa no papel. Mas, diga lá:como funciona essa máquina que faz aparecer no papel aquilo que selecionamos no computador?
O primeiro passo para que a impressora cumpra a tarefa que esperamos dela é ter intalado no computador um programa especial para impressão (em muitos equipamentos essa intalação é automática).Então, ao acionarmos o comando "imprimir", o computador dirá impressora, em linguagem binária, um código matemático formado por uma combinação de "zeros" e "uns", o que ela deve imprimir e de que maneira. Captada a mensagem, o barulhinho da impressão começa e, em seguida, vemos a reprodução no papel.
Mas vocẽ deve saber há tipos diferentes de impressora. A do tipo "jato de tinta", por exemplo, possui cartuchos cheios de tinta que se movem na horizontal sobre a folha de papel e de forma bem rápida. Neste movimento, os cartuchos vão colocando pequenos pontos coloridos ou pretos no papel. E tudo no lugar certo para gerar o resultado que queremos. A posição correta desses pontos que vão formar o texto ou a ilustração é determinada pela comunicação em código binário enviada à impressora pelo programa de impressão do computador.
A impressora a laser opera de maneira bem diferente: ela possui um cartucho maior, mas que não contém tinta líquida e, sim, um pó preto ou colorido. Esse tipo de impressora tem, também, um tubo que age como um ímã, cuja função é atrair o pó ao longo de sua extensão. Mas quem determina, ao longo do tubo, os locais exatos dos pequenos pontos que formarão a ilustração ou texto que deseja imprimir é o laser. Então, os locais marcados por essa luz atraem o pó, que só vai se desgrudar do cilindro para se grudarno papel. Se você tiver a oportunidade de imprimir algo em uma impressora laser, notará, também, que o papel sairá quente. Isso acontece porque o pó é aquecido e derretido para grudar no papel.
Se a professora não determinou tema para a redação de amanhã, você bem que poderia se inspirar nesse tipo de tecnologia,hein?


Flávio tonidandel,
Ciência da computação,
Centro Universitário da FEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário